Casas Lares Mãos Unidas
     
 
Projeto Casas-Lares
O projeto Casas Lares nasceu dentro da ONG Mãos Unidas como conseqüência da vivencia do grupo que prepara e distribui alimentos aos Moradores de Rua de Porto Alegre.
   
 
   
 
 
     
Ao constatar, ao longo de vários meses, a situação precária de algumas moradoras da rua, a intenção e vontade delas em melhorar de condição, os integrantes da ONG sentiram que era o momento de dar mais um passo na consecução do principal objetivo que move Mãos Unidas, qual seja o de resgatar esses indivíduos desamparados e muitas vezes abandonados para um convívio social e familiar.

Assim, em 15 de novembro de 2004 foi inaugurada a primeira casa lar Mãos Unidas.
O objetivo da Casa é o produto de uma dinâmica de interação com planejamento e avaliação constante entre funcionários, residentes e grupo coordenador. Em reuniões semanais e sistemáticas, as normas de convivência são construídas de forma a atingir um equilíbrio nas relações. Este método de participação tem por objetivo estimular as residentes e funcionários a um vínculo afetivo e responsável com a proposta da Casa.

A primeira Casa Lar Mãos Unidas foi fundada tendo como público alvo mulheres moradoras de rua ou sem família, excluídas por motivos de doença física ou outros e que possam integrar-se à estrutura de atendimento da casa lar.

 
Os objetivos das Casas Lares, são:

· Abrigar pessoas necessitadas, proporcionando atendimento integral em regime de casa-lar;
· Promover a reintegração na família ou na comunidade;
· Encaminhar pedidos de aposentadoria dos abrigados inválidos, deficientes ou idosos;
· Oferecer oportunidades de reintegração social através de atividades físicas, produtivas, de lazer, terapia ocupacional e convivência em regime familiar;
· Encaminhar para recursos sociais na rede pública de assistência social, (documentação, benefício de prestação continuada, atendimento médico e psicológico).

 
NECESSIDADES

Embora os objetivos estejam sendo alcançados de forma bastante lenta e com algumas carências, a implementação de ações eficazes, poderão sanar os principais problemas.

Existe uma grande necessidade de reforçar os recursos humanos para atender as carências das internas, principalmente em matéria de assistência médica nas seguintes especialidades:

· Odontologia;
· Assistência Social;
· Nutricionismo;
· Fisioterapia;
· Psicologia e Psiquiatria;
· Clínica Geral;
· Terapia Ocupacional e,
· Advocacia de família.

 
Atividades

No quadro de atividades complementares, além das que estão sendo realizadas, se dará prioridade às seguintes:

· Atividades físicas (contemplando a situação individual de cada interna);
· Terapia ocupacional, com oficinas de: artesanato, culinária e costura;
· Almoço dominical com os voluntários;
· Atividades sociais: visita de familiares; intercâmbio com outras instituições afins;
· Passeios pela cidade;

No aspecto institucional e buscando sempre a obtenção de benefícios às residentes, serão direcionados esforços no sentido de inserir a ONG em programas governamentais e de entidades privadas. A nossa experiência adquirida ao longo deste período deve ser oferecida a outras entidades, obtendo-se o intercambio de formas de aplicação e métodos de tratamento e assistência.

Cientes da demanda potencial de pessoas que se encontram em situação de risco social, seja por exclusão do núcleo familiar ou por abandono em função a graves distúrbios físicos, psicológicos e espirituais, Mãos Unidas será incansável na busca de soluções que contribuam para o equilíbrio e a harmonia social, e assim estaremos buscando os recursos necessários para a implementação de programas em atividades produtivas dentro de um ambiente de responsabilidade social, administrativa e financeira.

 
METAS
Nesse sentido, estão sendo implementadas as condições para estabelecer, no espaço disponível da casa lar , uma oficina de produção de prendedores de madeira para roupa e fabricação de embalagens de alumínio tipo marmita. Nessa oficina, orientada por profissionais com dedicação exclusiva, além de procurar inserir algumas das atuais internas nas atividades, Mãos Unidas irá proporcionar vagas de trabalho diário, em meio turno, para indivíduos selecionados durante a realização dos trabalhos do projeto Moradores de Rua. Para viabilizar as ações citadas, será implementado também um programa visando a captação de voluntários nas diversas áreas abordadas e nas tarefas domésticas e administrativas, seja por campanhas de iniciativa própria, seja por acordos operacionais com outras instituições, privadas e governamentais, dedicadas a essa finalidade.
 
BUSCANDO PARCEIROS

A captação de parceiros “patrocinadores” dos diversos programas é aspecto fundamental na realização das atividades em curso e daquelas que propiciarão a continuidade do trabalho social e humanitário.

Embora a ONG Mãos Unidas venha conseguindo, através das contribuições de seus associados, contribuições espontâneas de pessoas físicas e jurídicas, realização de brechós mensais na Casa Lar, realização de alguns eventos festivos e doações de alimentos, roupas, cobertores e objetos diversos, os recursos necessários à manutenção da casa lar e da distribuição de comida aos moradores de rua, tais recursos se tornaram insuficientes para atender as crescentes demandas de assistência no cumprimento dos seus objetivos e principalmente para poder viabilizar o nosso Plano de Trabalho.

A ONG tem procurado manter um equilíbrio financeiro saudável, mas para conseguir isso, deve apelar sistematicamente a realização de eventos que propiciem o ingresso de recursos no momento adequado.
Ao divulgarmos o Plano de Trabalho desta forma, visamos interessar prováveis parceiros que apóiem financeiramente esta iniciativa, assumindo compromisso na qualidade de patrocinador seja com a doação de algum dos itens acima mencionados ou com contribuição em dinheiro mensal ou em cota única.

   
 
Principal | Quem Somos | História | Projetos | Plano Anual| Parceiros | Doações | Galeria
Sites | Artigos | Notícias | DST-AIDS | Ongs Br | Albergues PoA | Seja um Voluntário
Brechó | Produtos | Orkut | Blog | Downolads | Mapa do Site | Necessidades | Contato
Mãos Unidas © Copyright 2008, Organização Não Governamental Mãos Unidas.